iwsmall.gif (5602 bytes) Será que a Discordância é Ruim?

WB01665_.gif (3694 bytes)
Por Sergio Navega, Junho de 2001


É comum encontrarmos empresas desejando consenso total entre seus funcionários. Isto é natural, afinal se tivermos brigas constantes, a empresa não terá tranquilidade para produzir o que pode produzir. Mas será que é bom não haver nenhuma discordância? Discordar é ter pontos de vista que colidem com o de outras pessoas. Por mais estranho que possa parecer, discordância é algo não apenas necessário, mas também desejável.

O desejo de se ter equipes azeitadas e coesas trazendo harmonia à empresa é praticamente universal. Mas um estudo recente da socióloga Brooke Harrington introduz uma importante novidade que vai contra essa tática:

Disagreement - not harmony - is key to business success
http://www.brown.edu/Administration/News_Bureau/2000-01/00-148.html

Nesse estudo, a Profa. Harrington descobre que grupos de pessoas muito amigáveis entre si (membros de uma mesma família, por exemplo) não têm desempenho empresarial tão bom quanto o de grupos de pessoas que se permitem respeitosamente discordar.

A discordância, em vez de maléfica, pode ser fator de melhoria no
desempenho, quando o debate é conduzido com racionalidade

O estudo suporta a idéia de que as habilidades de argumentação das pessoas são fatores essenciais para que haja um progresso sustentável em equipes. A tônica seria a argumentação respeitosa, aquela em que os pontos de vista são colocados de forma educada, porém assertiva e fundamentada. E, para haver isso, é indispensável que haja pontos de vista diferentes.

A Profa. Harrington revela que em grupos de pessoas muito próximas, existe uma "harmonia" que pode provocar certa relutância na expressão de opiniões e argumentos que contradigam as idéias de outras pessoas. O estudo confirma empiricamente que as equipes com essa característica de tolerância excessiva têm desempenho inferior às equipes que cultivam a discussão embasada e determinada de pontos de vista, não importando se favoráveis ou contrários às opiniões dos outros.

Portanto, aquelas idéias de sempre tentar obter harmonia, consenso e coerência em equipes pode ser um tiro no próprio pé: para a empresa pode ser mais proveitoso contar com equipes que saibam cultivar discordâncias, embora sempre de forma respeitosa e produtiva.


Seminários Digitais Intelliwise

Seminários Sobre Inteligência, Criatividade, Ciência Cognitiva
Assista a esses seminários via Internet, sem sair de casa!

Clique Aqui Para Saber Mais!

Seminários Intelliwise
Volta para a página do Brainstorm com Mediador Externo
Volta para a página do Desenvolvimento Integrado de Competências
Página dos Workshops Direcionados
Seminário sobre Argumentação Sólida
Pequeno Artigo sobre Argumentação
Curso de Longo Prazo: Formação de Pensadores Críticos